Audi lança o Traffic Light Information, sistema que conecta carros com semáforos

A Audi anunciou que o veículo Audi A4 e o Q7 receberam a tecnologia Traffic Light Information (TFI), que conecta carros com semáforos. Este é, segundo a empresa, o primeiro serviço de comunicação entre um veículo comercial e infraestrutura viária do mundo, além de um grande avanço para o mundo dos carros conectados e autônomos.

Anunciada há dois anos, a tecnologia utiliza uma central de dados para passar informações ao motorista sobre o tráfego, incluindo quanto tempo vai demorar para chegar a luz verde e se é possível o motorista passar o sinal sem quebrar os limites de velocidade antes do semáforo fechar.

O carro conecta-se com os semáforos através de rede 4G/LTE e a tecnologia funciona apenas em algumas regiões da cidade de Las Vegas, em Nevada, nos Estados Unidos. Em seguida, o recurso deve ser implantado em países da Europa, mas tudo depende da evolução da infraestrutura e recepção de dados das vias de cada local.

O objetivo da tecnologia é melhorar o fluxo de trânsito, já que o motorista saberá exatamente quando o sinal vai abrir, economizar tempo e diminuir emissões de poluentes. Como a Audi aponta, os freios e aceleração consomem bastante energia e, com a TFI, o motorista saberá exatamente quando parar e acelerar o veículo.

- Continua após a publicidade -

"Em nossos testes, o número de carros que deveriam frear até parar caiu em torno de 20%. Isso economiza tempo para o motorista, além de uma economia de combustível de cerca de 15% registrada no projeto-piloto"
- Michael Zweck, gerente do projeto TFI da Audi

Via: Cnet
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.