Grupo Khronos anuncia iniciativa Open VR com "API padrão"

O Grupo Khronos anunciou que está trabalhando em uma nova iniciativa: criar um "padrão aberto" para a comunidade de desenvolvimento de realidade virtual.

Este movimento é um esforço para impedir que o sistema VR se fragmente, já que há muitas plataformas e mecanismos para criar este conteúdo. As diferentes opções para desenvolver VR podem exigir diferentes requisitos de hardwares e ferramentas, dificultando a homogeneidade dos conteúdos.

O que é a Vulkan e porque ela pode mudar para sempre o mercado de games para PC

Por exemplo, para um desenvolvedor trabalhar com SteamVR (OpenVR), Oculus (OVR) e OSVR, ele teria muito trabalho, uma vez que cada plataforma (possui interfaces e ferramentas diferentes. 

- Continua após a publicidade -

A solução da Khronos é criar uma API padrão que interaja com todas as APIs de hardware, tornando o trabalho mais fácil. A API poderia, basicamente, "ignorar" especificações do conteúdo de acordo com a plataforma, tornando tudo mais simples.

Baseada na AMD Mantle e sucedendo o OpenGL, versão 1.0 da Vulkan recebe lançamento completo

Ao invés de criar uma programação para três plataformas diferentes, uma única API adaptaria os trabalho para todas elas. A Khronos disse que o novo padrão incluiria "APIs para movimentos de headsets, controladores e outros objetos, para integrar facilmente os dispositivos VR."

O projeto da empresa está ainda em uma "fase inicial", então futuramente termos mais notícias sobre o andamento da iniciativa. 

Via: Tech Power Up
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.