Nova chatbot da Microsoft, Zo desistiu de falar de política e racismo

A mais nova chatbot da Microsoft, Zo, foi claramente programada para não ter o mesmo fim terrível que teve sua antecessora Tay. Ela teve que ser desativada depois de 24 horas, pois os usuários do Twitter descobriram como ela montava suas frases, baseando-se nas interações com outros perfis. Logo, ela se tornou extremamente racista, que fez algumas apologias ao nazismo.

Mas Zo é diferente, e faz de tudo para que a conversa não vá para o lado da política. Se alguém mencionar Donald Trump, por exemplo, a chatbot vai simplesmente falar algo como "me aponte para uma discussão envolvendo política em que as pessoas não ficam frustradas".

Microsoft se desculpa por criar robô que aprendeu a ser racista e misógino com a internet

E nem tente perguntar de problemas sociais como o racismo, pois ela só responde coisas do tipo "hum, odeio falar isso para você, mas esse tipo de linguagem não é algo bonito", seguido de um emoji.

- Continua após a publicidade -

A chatbot Zo foi implementada pela Microsoft dentro do aplicativo de mensagens Kik. Quem o descobriu foi o usuário do Twitter Tom Hounsell e o blog de tecnologia MSPoweruser.

A ideia da companhia é explorar como as pessoas interagem com bots do tipo. Dependendo de como esse tipo de tecnologia se desenvolver, isso pode acabar criando uma categoria totalmente nova de serviços digitais.

Via: PC World, Venture Beat, Bloomberg
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.