iPhone não acompanha mercado e analista prevê "década de mal-estar" para a Apple

Enquanto o mercado de smartphones sofre com a saturação de dispositivos móveis, a Apple ainda não está conseguindo acompanhar o ritmo e pode passar por momentos de mudanças nos próximos anos. Apesar de sempre manter as vendas em alta, o fato de apostar em poucos dispositivos acaba deixando a empresa para trás no mercado de smartphones premium.


iPhone 7, o mais novo smartphone da Apple

Segundo dados divulgados pelo Bussiness Insider, o iPhone continua mantendo o padrão de não acompanhar o crescimento do mercado e, por causa disso, está perdendo cada vez mais espaço para o Android, que já domina cerca de 88% dos dispositivos móveis mundialmente.

Com a saturação do mercado, o crescimento nas vendas de smartphones premium está ficando estagnado, mas graças a grande concorrência, a Apple está perdendo vendas em diversos mercados, incluindo Estados Unidos e China.

- Continua após a publicidade -

Como mostra o gráfico acima, o mercado de smartphones premium teve uma queda de 4% mundialmente em 2016, enquanto a Apple teve uma performance duas vezes pior, com queda de 8%. O ano também foi marcado pela primeiro trimestre da Apple sem crescimento dos lucros em 15 anos.

Segundo um relatório da empresa de análise de mercado Oppenheimer, divulgado pelo Bussiness Insider, o padrão de queda nas vendas da Apple em relação ao mercado deve continuar após o lançamento do próximo iPhone e que a empresa deve passar por um "mal-estar" por causa da dependência do aparelho.

"Acreditamos que a Apple não tem a coragem para liderar a próxima geração de inovações (inteligência artificial, serviços baseados na nuvem, mensagens); em vez disso, ela vai se tornar cada vez mais dependente do iPhone. Acreditamos que a Apple vai embarcar em uma década de mal-estar. Os riscos para a companhia nunca foram maiores"

- Andrew Uerkwitz, analista da Oppenheimer

Como análises de mercado são baseadas em opiniões de grupos, não temos certeza nenhuma de que isso vai mesmo acontecer, mas levando em conta o constante crescimento de aparelhos Android, possivelmente veremos mais queda nas vendas da Apple nos próximos anos.

Via: Bussiness Insider, Bussiness Insider
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.