SSDs devem ficar mais caros em 2017 por causa de transição para memórias 3D NAND

Se você está pensando em comprar um SSD, seja rápido. As mudanças e crescimento do mercado de SSDs devem gerar um aumento no preço das unidades de memória nos próximos meses, segundo reportam o Tech Power Up e o Guru 3D.

De acordo com dados da companhia de pesquisa de mercado DRAMeXchange, o preço dos SSDs aumentou cerca de 10% no último trimestre e deve crescer até 20% nos próximos meses.

O motivo para o aumento dos preços seria as dificuldades da empresa na transição para modelos com módulos de memória 3D NAND, mais modernos e com mais capacidade. 

De acordo com as informações da DRAMeXchange, as empresas ainda não tem fábricas e mão de obra suficiente para dinamizar o processo de produção e suprir as altas demandas do mercado com o novo formato.

- Continua após a publicidade -

A única exceção deve ser a Samsung, que já possui infraestrutura e está conseguindo migrar para a 3D NAND relativamente bem, segundo o Guru 3D. Em 2016, a empresa lançou hardwares potentes com a tecnologia, incluindo o PM1633a, que possui modelos de até 15 TB por US$ 10 mil.

Apesar das expectativas de que SSDs tivessem preços tão atrativos quanto HDs a partir de 2016, ainda deve demorar um pouco para o preço das unidades de memória voltar a cair. Segundo os especialistas, os SSDs devem ter preços mais atrativos quando as companhias tiverem mais fábricas e infraestrutura para aumentar a produção, o que não deve acontecer do dia para a noite.

 

Via: Tech Power Up, Guru 3D
Tags
ssd
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.