Índice do Artigo

AMD

AMD vai focar no relacionamento e placas Vega para reconquistar 50% do mercado de GPUs

Durante uma keynote no Arizona, no evento “Credit Suisse 20th Annual Technology, Media & Telecom Conference”, a CEO da AMD, Lisa Su, contou um pouco das perspectivas e estratégias da empresa para o mercado de placas de vídeo, e a executiva se mostrou otimista: de acordo com Su, não há porque duvidar que a empresa possa conquistar 50% do mercado de chips gráficos.

A última vez que a AMD deteve metade ou mais do mercado de placas de vídeo foi em janeiro de 2005, e incluindo na conta o mercado de chips gráficos para notebooks, foi em 2010. A empresa vem apresentando um crescimento nos últimos meses após beirar apenas os 20% de participação de mercado ao longo do ano passado. O principal motor desse crescimento foi a nova geração de placas de vídeo Polaris, focadas no segmento de entrada e intermediário.

Este ganho de mercado está desacelerando com a entrada da Nvidia no segmento com placas de entrada Pascal, caso das GeForces GTX 1050 e 1050 Ti, e agora o próximo passo para voltar a ganhar espaço com as placas Radeon é disputa do segmento de alto desempenho. 

Eu acredito que o mercado está aquecido. Está um excelente mercado. Nossa estratégia de GPUs é participar em todo o mercado. Nós acreditamos que temos as tecnologias, a capacidade, o talento para fazê-lo. Começamos a ganhar espaço com o consumidor e por isso que a Polaris foi tão importante para nós esse ano. E conosco partindo para o segmento high-end com nossa próxima geração com a arquitetura Vega vocês descobrirão que nosso hardware é muito, muito competitivo

– Lisa Su, CEO da AMD

Para Su, não há motivos para não acreditar que a empresa conquiste metade do mercado, porém alertou que será preciso um tempo para chegar lá, e a construção de um bom relacionamento com os consumidores, com os OEM e com o mercado profissional tem sido indispensável nos últimos meses de crescimento. Quanto as placas de vídeo high-end,  já começam a aparecer vazamentos acerca de uma RX 490, modelo que de acordo com rumores será a topo de linha baseada em Vega. Enquanto não há confirmações, circulam as possíveis especificações técnicas dessa placa: 

– 4096 núcleos baseados em Vega
– 14nm FinFET
– Em torno de 12 TFLOPS (a GTX Titan X, placa mais potente por parte da Nvidia disponível, possui aproximadamente 10TFLOPS)
– 8 a 16GB de memórias HBM de segunda geração

A AMD já marcou um evento para falar de Zen, sua nova microarquitetura para processadores, no dia 13 de dezembro. Não está descartada a possibilidade de surgir algo sobre Vega nesse evento, ou a AMD realizar outra apresentação para falar de suas placas de alta performance, que devem dar as caras no começo do ano que vem, segundo os rumores.

Via: TweakTown, WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções