RX 490 é listada em site e rumores indicam GPU Vega; placa pode ser apresentada em dezembro

A AMD pode estar se preparando para apresentar a Radeon RX 490 ainda neste mês. A placa de vídeo foi listada em um site de varejo e menciona o lançamento durante o segundo semestre de 2016. Nesta semana, a AMD anunciou que fará o evento "New Horizon" em dezembro para introduzir a geração "Zen", e pode ser durante ele que a RX 490 será mostrada ao público.

Vaza lista de preços e modelos de processadores Zen

A Radeon RX 490 foi listada como uma placa de vídeo topo de linha, para suportar games AAA em 4Krealidade virtual. Ainda não está confirmado se o hardware será baseado na arquitetura de GPU Polaris ou Vega, mas segundo benchmarks vazados e especulações de entusiastas, tupo aponta para a geração Vega. 

Rumores também apontam que a AMD está trabalhando no projeto "Pro 490", que conta com GPU Vega. Fontes anônimas chinesas disseram que esta placa de vídeo foi feita com foco na próxima geração de computadores Mac Pro, da Apple. O lançamento desse modelo é esperado para maio de 2017. 

Surgem novos detalhes sobre as GPUs Vega 10, Vega 20 e Vega 11 da AMD

Ainda não podemos confirmar as informações sobre a arquitetura, mas notícias indicam um projeto único de GPU em vez de uma variante de chips duplos baseados na arquitetura Polaris. A placa de vídeo Radeon Pro Duo é uma placa já existente da AMD que está no mercado como high-end, então não teria, supostamente, motivos para mais um modelo desses.

- Continua após a publicidade -

A nova placa de vídeo usaria tecnologia HBM2, e alguns benchmarks vazados mostram o desempenho da versão "Pro 490". Quem "vazou" os benchmarks disse que haveria variantes da RX 490, ou seja, a possível RX 490 Pro com GPU Vega, confirmando o que foi relatado pelas fontes chinesas anteriormente.


Os benchmarks mostram que a "Pro 490" passa o desempenho da GeForce GTX 1070, da rival, Nvidia.

Nvidia ou ATI/AMD: veja quem vendeu mais GPUs por trimestre desde 2002 até 2016

Alguns detalhes esperados para a RX 490:
- A placa de vídeo irá rodar em resolução 4K e realidade virtual;
- Arquitetura dual-GPU Polaris 10 ou Vega 10 - mas tudo aponta para Vega;
- O seu preço de mercado irá competir com a Geforce GTX 1080, da Nvidia.

- Continua após a publicidade -

A cada dia que passa mais boatos aparecem, indicando que o lançamento pode estar próximo. Fiquem de olhos no Adrenaline que estamos acompanhando todas as novidades relacionadas aos novos produtos da AMD.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Wccf Tech
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.