Novo método de transmissão via rádio pode tornar VR sem fios possível

Um dos grandes empecilhos para a experiência em realidade virtual é o uso de cabos para conectar o headset ao hardware. Esse problema é algo que já está sendo solucionado por meio de tecnologias Wireless, e recentemente pesquisadores de Ciência da Computação do MIT e o Laboratório de Inteligência Artificial (CSAIL) descobriram outra solução. Ao invés de usar Wi-Fi ou Bluetooth para transmitir dados, o sistema da equipe de pesquisa utiliza ondas de rádio de alta frequência, apelidado de MoVR.

Valve apresenta um novo controle para jogar na realidade virtual

A descoberta faz com que a transmissão de dados de um computador para um headset VR sem fio seja feita em velocidades muito mais rápidas do que a tecnologia tradicional. A latência é a razão pela qual as soluções sem fio não têm funcionado até agora, mas a equipe do MIT afirma que os sinais de ondas milimétricas podem transmitir os dados em velocidade suficiente para que um headset VR sem fio torne-se viável.

Zotac anuncia VR GO, PC portátil para jogar em realidade virtual

Por enquanto, o MoVR é apenas um protótipo, e a equipe pretende diminuir ainda mais o sistema para permitir que headsets sem fio funcionem em um mesmo local sem haver interferência de sinal. Outra alternativa que há atualmente é a ideia de mochilas VR, que permitem uma experiência VR móvel com um computador que pode ser facilmente transportado.

- Continua após a publicidade -

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.