Novo CPU AMD Zen de U$499 superando Intel Core Extreme de U$999?

O site WccfTech, sim, sempre ele, publicou uma noticia sobre o suposto desempenho e preço do processadores topo de linha da nova arquitetura Zen da AMD. De acordo com fontes do site, o modelo topo da linha Summit Ridge SR7, mais "poderosa" entre as três disponíveis(serão lançadas as linhas SR3, SR5 e SR7), que tem 8 núcleos / 16 threads e custo de U$499, vai superar o desempenho do Core i7-5960X, processador que também possui 8 núcleos / 16 threads, mas que tem custo de U$999, ou seja, o novo processador da AMD entregaria mais desempenho, pela metade do preço.

AMD Zen topo de linha custaria U$499 e entregaria desempenho
superior ao Core i7-5960X que custa U$999

Entre as demais especificações técnicas do modelo topo de linha SR7, clock de 3.2GHz em modo normal e 3.5GHz em modo turbo, 8 núcleos e 16 threads, 16MB de cache L3 e 4MB cache L2 com TDP de 95W, realmente dados impressionantes, com características de modelo de altíssimo desempenho, mas com baixo consumo de energia. Para nível de comparação, um FX-8300 atual tem TDP de 125W.

Logicamente a AMD terá uma série de modelos dentro de cada uma dessa três linhas, algo semelhante aos Core i3, i5 e i7 da Intel. De acordo com o site, outro modelo SR7 teria as mesmas quantidades de memória cache e TDP, mas com clock de 3GHz/3.2GHz, respectivamente em modo normal e turbo.

O WccfTech ainda informa supostos valores e desempenho de modelos SR3, a linha de entrada, que partiria de U$149, ou seja, preço dos Core i3, mas entregaria desempenho de um Core i7-6700, algo improvável pela grande diferença de preço/performance, se acontecer, naturalmente teríamos uma AMD crescendo rapidamente no mercado de CPU que hoje é dominado pela Intel. Porém vamos deixar claro novamente, a fonte é o site WccfTech que adora boatos, alguns se concretizam e outros não passam de boatos.

Fonte: WccfTech
Tags
amd
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.