Firma de segurança prova que app da Tesla pode ser usado para roubar carros

Pesquisadores da empresa de segurança norueguesa Promon demonstraram que o aplicativo da Tesla para iOS e Android representa um risco para os usuários. Isso porque ele pode ser usado para localizar, abrir e roubar um Model S da companhia.

Para conseguir realizar o processo, primeiro é necessário enganar o dono do carro com um ataque de phishing. No caso da demonstração, eles "enganaram" um outro pesquisador da companhia usando o hotspot de internet Wi-Fi. Eles usaram um incentivo na forma de um hambúrguer grátis numa lanchonete próxima. Ao clicar no anúncio, um aplicativo malicioso é instalado no dispositivo.

Esse malware é que permite controlar o aplicativo da Tesla. Ao ganhar poder sobre o app, eles podem ter controle total sobre o carro. Isso inclui ligar o veículo sem chave, permitindo dirigi-lo sem a presença do chaveiro da Tesla.

"Como ilustra a demonstração em vídeo, nosso especialistas conseguiram ter controle total do veículo da Tesla, incluindo localizar e rastrear o carro, abrir as portas e habilitar a funcionalidade de dirigir sem as chaves", disseram os pesquisadores num post no blog oficial da companhia.

"Crucialmente, tudo isso foi feito atacando e tomando controle do app da Tesla, e mostra a importância vital de uma segurança de aplicativo estrita, assim como as maiores implicações que isso pode ter para os aplicativos conectados em Internet das Coisas em geral", completa o post.

Via: Forbes, Yahoo Fonte: Promon Blog
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.