Mark Zuckerberg fala como pretende diminuir as notícias falsas que circulam no Facebook

Mark Zuckerberg declarou que as notícias falsas que circulam no Facebook não influenciaram nas eleições dos Estados Unidos, mas uma postagem feita em seu perfil ontem mostra que o CEO vê a desinformação como um problema da rede social.

Facebook poderia parar notícias falsas, mas não o faz por medo dos conservadores

Ontem, Zuckerberg apresentou algumas soluções que serão implementadas na rede social ao longo dos próximos meses para diminuir e alertar os usuários do Facebook sobre notícias falsas. De acordo com o CEO do Facebook, as principais iniciativas estão ligadas implementar maneiras de melhorar a checagem de fatos a alertar os usuários sobre postagens que não são verdadeiras.

Segundo Zuckerberg, a rede social vai facilitar a maneira de reportar conteúdos falsos, vai trabalhar com equipes terceirizadas de checagem de informação e implementar algoritmo para auxiliarem a detectar este tipo de conteúdo.

Quando a postagem for julgada como falsa, o Facebook não irá excluí-a, ao invés disso, a notícia receberá uma etiqueta de aviso indicando que o conteúdo tem fonte duvidosa. Os links relacionados, que aparecem após o usuário clicar em uma postagem, também receberão uma curadoria especial.

Segundo o Recode, o Facebook já deu o primeiro passo para diminuir a circulação de conteúdo falso e começou a impedir que sites conhecidos por espalhar conteúdos duvidosos comprassem divulgação na rede social.

- Continua após a publicidade -

As mudanças relacionadas as notícias falsas devem começar a aparecer em breve no Facebook, mas, como apontado por Zuckerberg, muitas tretas relacionadas a isso ainda devem acontecer.

"Algumas dessas ideias vão funcionar bem, outras, não. Mas eu quero que saibam que nós estamos levando isso com seriedade. Nós entendemos como esse é um grande problema para nossa comunidade e estamos engajados em fazer isso certo

Facebook e outras plataformas online devem filtrar conteúdos falsos?

Sim, devem agir ativamente tirando do ar posts falsos
68.42%
Não, não devem intervir no que os usuários compartilham
31.58%

Total de 1026 votos

Via: Recode Fonte: Facebook
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.