Optalysys anuncia Genesys, um co-processador óptico para aplicações na medicina

Optalysys, empresa focada em soluções de reconhecimento de padrões ópticos, anunciou a Optalisys Genesys, uma placa complemento PCIe que pode acelerar determinadas funções de uma máquina. Por exemplo, transformar e entender cálculos por meio de uma grade de imagem 2D em apenas uma etapa, e não em diversas conversões como o comum em computadores - processo baseado na "Óptica de Fourier". 

Segundo o PCPer, há alguns truques para fazer com que a tecnologia utilizada pela empresa seja assim tão rápida. A Optalysys faz com que a máquina acelere os cálculos para o produto de matrizes, convolutions (circunvoluções dos cálculos de Fourier) e reconhecimento de padrões (como sequências de DNA, por exemplo). O primeiro sistema demonstrado pela empresa operou a 20Hz com uma resolução de 500x500 MP.

Basicamente, através de análises diretas das frequências ópticas a placa poderá fazer com que cálculos da máquina sejam resolvidos mais rápido. As aplicações do hardware são voltadas para a indústria que lida com o processamento de imagens, principalmente em aplicações na medicina, como explica o projeto. A Optalysys espera ter este "co-processador" com capacidade de 1 petaflop* disponível até o final de 2017. 

Petaflop: Dispositivos de computação possuem uma enorme capacidade de processamento, então faz sentido utilizar unidades maiores que FLOPS. Para isso é colocado um prefixo que determina o múltiplo da unidade, assim como acontece com outras unidades de medida. Os múltiplos mais utilizados são: megaflops (MFLOPS), gigaflops (GFLOPS), teraflops (TFLOPS), petaflops (PFLOPS) e exaflops (EFLOPS). Em 2007 o mais rápido supercomputador, criado para empresa japonesa Riken, atingiu 1 petaflop. Fontehttp://www.rafaelamorim.com.br/wp/2009/08/25/o-que-e-petaflop/

Via: PCper
Assuntos
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.