Cientistas criam tecnologia que consegue ler lábios com mais de 90% de acurácia

Cientistas da Universidade de Oxford criaram o LipNet, um novo software capaz de realizar leitura labial com a impressionante acurácia de 93,4%. Para comparação, um humano experiente em ler lábios geralmente alcança a média dos 52%. 

A diferença do LipNet com outros programas parecidos é que ele não tenta identificar palavra a palavra, mas em vez disso ele computa toda uma sentença e depois trabalha de maneira retroativa separando cada uma. A decisão de programar o software dessa maneira se baseou em trabalhos científicos anteriores que provaram que seres humanos se saem melhor na leitura labial de palavras maiores.

Esse tipo de tecnologia poderia ajudar especialmente pessoas surdas a entenderem outras pessoas sem a necessidade de linguagem de sinais, através de um app que pudesse fazer leitura labial de maneira tão eficaz, por exemplo. Mas é claro que suas implicações mais negativas não podem ser ignoradas, indo de xeretar a vida alheia até espionagem propriamente dita.

Fonte: Gizmodo
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.