Governo terá que pagar "Bolsa Família" quando robôs roubarem empregos, prevê Elon Musk

Se a tecnologia evoluir como muitos cientistas esperam, nos próximos anos, os seres humanos serão substituídos integralmente por robôs em muitas funções, desde mais simples, como em linhas de montagem, até trabalhos mais complexos, como dirigir.

Quando chegarmos a esse ponto, é certo que o modelo econômico que conhecemos vai mudar, e o CEO da Tesla Elon Musk tem um palpite de como as coisas vão funcionar depois que as máquinas assumirem a nossos empregos.

De acordo com Musk, o governo terá que pagar aos trabalhadores uma espécie de "Bolsa Família", um auxílio mensal com uma renda mínima para que a pessoa possa pagar suas contas e sobreviver.

"Existem boas chances de acabarmos adotando uma renda universal básica ou algo do tipo graças a automação. Eu não tenho certeza se vai ser assim, mas acho que pode acontecer"

Com essa renda, cada cidadão receberia uma quantidade básica de dinheiro mensalmente. Um processo parecido foi votado na Suíça em junho deste ano. O país foi as urnas para decidir se adotava uma renda básica dada pelo governo de 2500 Swiss, cerca de US$ 2524. A ideia foi rejeitada pelos moradores do país.

- Continua após a publicidade -

Elon Musk é uma das pessoas que pretende começar a substituir trabalhadores humanos por robôs, mas continuar gerando empregos (por enquanto). Até 2026, a Tesla pretende criar um serviço de corridas ao estilo Uber com carros autônomos. Assim, o motorista poderá ativar o Autopilot e deixar que o veículo dirija pela cidade.

Uma ideia parecida também já está sendo testada com caminhões pela Otto, uma startup que pertence ao Uber. A empresa realizou sua primeira entrega autônoma recentemente, mas com um motorista na cabine, por questões legais.

Segundo Musk, essa substituição ajudará as pessoas a terem mais tempo livre. "As pessoas terão tempo para fazer outras coisas, coisas mais complexas, coisas mais interessantes. Certamente mais tempo de lazer."

Tesla: conheça a fabricante de carros elétricos de Elon Musk

Via: CNBC
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.