Adobe apresenta projeto "Voco" que pode manipular áudios e causa polêmica sobre questões de segurança

A Adobe apresentou nesta última semana seu novo software de edição de áudio, o "Project Voco". O projeto é basicamente como qualquer outro editor, mas causou polêmica por uma função específica: a de manipular frases utilizando a voz original. Segundo a empresa, o diferencial de "Voco" é identificar o áudio gravado e reproduzir a voz da pessoa incluindo palavras e frases artificiais com a mesma voz.

Basicamente, será necessário gravar a voz original e deixar que o software de edição faça o resto sozinho, adicionando falas que não foram ditas na gravação original com a voz de quem gravou. "Nós já revolucionamos a edição de fotos, agora é hora de trabalhar na parte de áudio", disse Zeyu Jin, executivo da Adobe. Segundo ele, o sistema precisa gravar ao menos 20 minutos de fala de uma pessoa para criar um áudio artificial com a mesma voz. 

Depois da apresentação, executivos, especialistas e jornalistas levantaram polêmicas sobre o software. Uns dizem que poderá comprometer a credibilidade jornalística. Outros, que isso vai comprometer diversos sistemas de segurança. De qualquer forma, muitos especulam que a ferramenta de edição pode oferecer vários riscos.

A manipulação de voz do "Voco" foi demonstrada ao vivo pela Adobe durante uma conferência em São Francisco (EUA). A empresa gravou um homem dizendo "E eu beijei meus cachorros e minha esposa", e alterou a frase para "E eu beijei Jordan três vezes". O sistema de edição demorou alguns segundos para fazer a alteração, utilizando uma interface simples para transcrever a fala e criar uma trilha de áudio sintética. (Veja em 2:05 no vídeo abaixo).


Apresentação do Project Voco pela Adobe

- Continua após a publicidade -

A empresa deixou claro que o software precisa de "muito poder de processamento" para ser utilizado. Então, será difícil o sistema chegar aos consumidores casuais no futuro, alertou a Adobe depois das polêmicas de segurança. Não foi anunciado data para lançamento do Poject Voco.

Via: BBC
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.