[RUMOR] Plataforma Intel X299 socket LGA 2066 chega final de 2017 com suporte a Skylake-X e Kaby Lake-X

O site Wccftech, sim, sempre ele, publicou uma noticia sobre supostos detalhes da nova plataforma de alto desempenho da Intel, a composta pelos processadores Intel Core Extreme, que tem atualmente o Core i7-6950X (Broadwell-E) como modelo topo de linha.

Análise Intel Core i7-6950X

De acordo com o site, a Intel irá lançar o chipset X299 que trará o novo socket LGA 2066 com suporte aos processadores Skylake-X e Kaby Lake-X, até ai nenhuma grande novidade, sendo comum até o momento as série Extreme dos processadores "normais" da empresa chegarem depois das séries "normais", o porém é que a principio teríamos uma mudança na disposição dos processadores.

Processadores ou processador Skylake-X teriam suporte a 48 canais PCIe 3.0 para sistemas entusiastas com suporte a múltiplas placas de vídeo, placas de armazenamento de dados com suporte a RAID, além de rede 10GbE, 10 núcleos e 20 threads e DDR4-2667 entre outras tecnologias top. Já os processadores Kaby Lake-X se posicionariam abaixo com tecnologias mais simples e consequentemente com preço reduzido. O site ainda estima que o preço do Skylake-X ficaria na casa de U$1.500, um pouco abaixo do Core i7-6950X que chegou custando mais de U$1.700.

Análise Intel Core i7-6800K

Ambas as linhas seriam desenvolvidas com processo de fabricação de 14nm, sendo que os Kaby Lake-X teriam TDP de 112W enquanto o Skylake-X os tradicionais 140W dos modelos topo da Intel, com lançamento para o segundo semestre de 2017.

- Continua após a publicidade -

Vale destacar que esses dados até o momento não podem ser levados muito a sério, mas também não podem ser considerados absurdos vide o que vimos em atualizações da empresa até o momento, inclusive o novo posicionamento dos processadores com nomes "diferentes" teria sentido, sendo assim a empresa não precisaria lançar uma série nova muito depois do que a original como é o caso do Skylake e Skylake-X, que podem ter 3 anos de espaço entre seus lançamentos. Outro detalhe é que de acordo com a notícia não da para saber se a Intel estaria mudando o "-E" por "-X" ou se foi apenas para usar uma variável.

Fiquem de olho no site que assim que tivermos mais detalhes sobre essa geração publicamos por aqui.

Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.