Índice do Artigo

PC Games

Vídeo captura momento em que EVGA GeForce GTX 1080 pega fogo durante uso

Mesmo que isso não seja comum, falhas de hardware podem ter um lado bastante brutal. É isso que registra o vídeo acima, do que parece ser um caso isolado onde uma EVGA GeForce GTX 1080 pegando fogo durante uso.

Feita pelo usuário do Youtube Michel Duncan, a captura mostra o VRM da placa de vídeo subitamente estourando e entrando em chamas. De acordo com ele, a GPU estava funcionando há cerca de 1 mês, sem nenhum problema anterior.

Só que um dia ele chegou em casa e seu PC não estava mais ligando. Ele então começou a testar uma parte de cada vez para resolver o problema. E foi aí que o sua placa de vídeo acabou pegando fogo.

Durante os seus testes, os conectores de energia auxiliares de 8 pinos e 6 pinos estavam desconectados. Mas a placa ainda recebia energia do slot PCIe. Antes da sua EVGA GTX 1080 pegar fogo, o computador só ligada quando a placa de vídeo não estava conectada.

O que aconteceu é que, depois de um mês operando sem o resfriamento adequado, os VRMs não aguentaram mais e acabaram falhando. “VRMs não exibem quaisquer sinais de que estão próximos do ponto de falhar, então só é possível medir isso monitorando a temperatura do deles”, explicou o overclocker profissional “buildzoid“, em entrevista ao site WCCF Tech.

“Quando o VRM atinge uma quantidade crítica de stress, ele vai [entrar num estado de] fuga térmica e queimar sem nenhum aviso”, completou.

O que está acontecendo com certas EVGA GeForce GTX 1070 e 1080 FTW?


Testes do site Tom's Hardware.de e usuários do Reddit e do fórum da companhia relatam casos de computadores equipados com EVGA GeForce GTX 1080 tendo ocorrências de tela preta. Em alguns casos – como no vídeo acima – aconteceram até mesmo faíscas seguidas de falha total da placa.

O problema está relacionado com a falta de thermal pads da área do VRM. Com isso, essas regiões acabam aquecendo muito mais do que deveriam. A empresa está oferecendo, de maneira gratuita, os thermal pads para os consumidores que tiveram as placas afetadas.

Via: WCCF Tech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções