Vídeo captura momento em que EVGA GeForce GTX 1080 pega fogo durante uso

Mesmo que isso não seja comum, falhas de hardware podem ter um lado bastante brutal. É isso que registra o vídeo acima, do que parece ser um caso isolado onde uma EVGA GeForce GTX 1080 pegando fogo durante uso.

Feita pelo usuário do Youtube Michel Duncan, a captura mostra o VRM da placa de vídeo subitamente estourando e entrando em chamas. De acordo com ele, a GPU estava funcionando há cerca de 1 mês, sem nenhum problema anterior.

Só que um dia ele chegou em casa e seu PC não estava mais ligando. Ele então começou a testar uma parte de cada vez para resolver o problema. E foi aí que o sua placa de vídeo acabou pegando fogo.

Durante os seus testes, os conectores de energia auxiliares de 8 pinos e 6 pinos estavam desconectados. Mas a placa ainda recebia energia do slot PCIe. Antes da sua EVGA GTX 1080 pegar fogo, o computador só ligada quando a placa de vídeo não estava conectada.

O que aconteceu é que, depois de um mês operando sem o resfriamento adequado, os VRMs não aguentaram mais e acabaram falhando. "VRMs não exibem quaisquer sinais de que estão próximos do ponto de falhar, então só é possível medir isso monitorando a temperatura do deles", explicou o overclocker profissional "buildzoid", em entrevista ao site WCCF Tech.

"Quando o VRM atinge uma quantidade crítica de stress, ele vai [entrar num estado de] fuga térmica e queimar sem nenhum aviso", completou.

- Continua após a publicidade -

O que está acontecendo com certas EVGA GeForce GTX 1070 e 1080 FTW?


Testes do site Tom's Hardware.de e usuários do Reddit e do fórum da companhia relatam casos de computadores equipados com EVGA GeForce GTX 1080 tendo ocorrências de tela preta. Em alguns casos – como no vídeo acima – aconteceram até mesmo faíscas seguidas de falha total da placa.

O problema está relacionado com a falta de thermal pads da área do VRM. Com isso, essas regiões acabam aquecendo muito mais do que deveriam. A empresa está oferecendo, de maneira gratuita, os thermal pads para os consumidores que tiveram as placas afetadas.

Via: WCCF Tech
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.