Ex-desenvoledor culpa gestão ruim da 2K por lançamento problemático de Mafia III

Os problemas no lançamento de "Mafia III" finalmente podem ter uma explicação. Um ex-desenvolvedor da Irrational Games, da franquia 'Bioshock", lançou uma carta anonimamente explicando que a 2K tomou diversas decisões erradas que acabaram resultando no fechamento de estúdios  e o lançamento de diversos games com problemas, como é o caso de "Mafia III", feito pela subsidiária Hangar 13.

De acordo com a carta, assim como "Evolve", que agora está virando free-to-play"Mafia III" teve interferência direta dos executivos da 2K devido aos grandes investimentos que o estúdio Hangar 13 recebeu.

Segundo o desenvolvedor, os problemas começaram com o lançamento nada bem sucedido de "The Bureau: XCOM Declassified", desenvolvido pelo estúdio 2K Marin, uma divisão da Irrational Games. O game foi o primeiro a sofrer constantes alterações vindas do quartel general da 2K e, com as baixas vendas, a desenvolvedora foi fechada em 2013.

Em seguida, o estúdio 2K Australia, casa de boa parte da Irrational Games, também foi fechado após o lançamento de "Borderlands Pre-Sequel", que vendeu 1.7 milhões de cópias. Os executivos da 2K alegaram problemas financeiros e despediram toda a equipe que trabalhava na desenvolvedora.

Enquanto isso, os empresários da 2K investiam recursos no Hangar 13, estúdio localizado na Califórnia, nos Estados Unidos, responsável pelo desenvolvimento de títulos AAA, incluindo "Mafia III".

- Continua após a publicidade -

De acordo com o desenvolvedor anônimo, mais de 150 pessoas formavam a força de trabalho do estúdio que "gastou anos e dezenas de milhares de dólares para criar 'Mafia III'". Segundo o desenvolvedor, "Mafia III" recebeu tanto investimento que precisa vender pelo menos 8 milhões de unidades para se pagar. "Até agora, o jogo vendeu perto de 1 milhão de unidades", diz a carta.

E com todo esse dinheiro envolvido, a 2K tomou o controle criativo, a equipe não teve tanta liberdade para trabalhar no título e precisou refazer diversas partes do game. O resultado é um "Mafia III" que traz uma boa história e ambientação, mas diversos problemas técnicos e de gameplay, incluindo bugs assombrosos no PC.

"O 2K HQ parece não ter medo de experimentar a sua veia artística - mesmo que isso custe aos acionistas centenas de milhões de dólares, custe o emprego de centenas de desenvolvedores, e custe a reputação da 2K como empregadora"

A carta do desenvolvedor anônimo pode ser lida integralmente aqui (em inglês).

Via: VG247
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.