Tecnologia de internet sem fio WiGig de 60 GHz/8 Gbps é certificada; dispositivos chegam em 2017

A WiFi Alliance, uma organização sem fins lucrativos responsável por promover e certificar o Wi-Fi, lançou um novo programa de certificado para dispositivos com suporte à WiGig. A tecnologia WiGig habilita dispositivos que executam o protocolo 802.11ad a funcionar a 60GHz de banda. Além da alta frequência de 60 GHz, será possível transmitir grandes volumes de dados em velocidade de até 8 Gbps.

Atualização "Wave 2" do WiFi 802.11ac aumenta a velocidade de roteadores compatíveis

O novo padrão 802.11ad é cerca de três vezes mais rápido do que os roteadores 802.11ac topo de linha. Mas o alcance das redes com WiGig está limitado a uma distância de cerca de dez metros. Os fabricantes de roteadores também podem incluir o recurso de handoff, fazendo com que dispositivos possam ser mudados para outra frequência - de 2,4 GHz ou 5 GHz.


O WiGig também conta com o beamforming, tecnologia que direciona as ondas de rádio emitidas pelo roteador para um ponto específico ao invés de direcioná-las para todo ambiente. Isso garante melhor qualidade de conexão. Os dispositivos com suporte à tecnologia devem chegar durante 2017, sendo a expectativa de que 180 milhões de dispositivos entrem no mercado incluindo laptops, celulares e roteadores. Alguns dispositivos já possuíam a tecnologia, mas ela não estava habilitada para trabalhar nessas frequências. 

Via: TechPowerUp
Assuntos
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.