
Dubladores de games declaram greve: EA, Activision Blizzard e Take Two devem ser afetadas
Agora é oficial: a SAG-AFTRA, sindicato de atores dos Estados Unidos, declarou que vai parar os trabalhos na indústria de videogames a partir desta sexta-feira, 22. Segundo a instituição, os atores farão piquete em frente à sede da Eletronic Arts. Além do estúdio de "Battlefield 1", grandes nomes como Activision Blizzard, Take Two, Warner Bros e Disney também devem ser afetadas.
SAG-AFTRA Members Declare Video Game Strike #performancematters #sagaftramemberhttps://t.co/3Mp0ZG31SY pic.twitter.com/h6pR0g1UDY
— SAG-AFTRA (@sagaftra) 21 de outubro de 2016
As negociações entre o sindicato e os principais estúdios da games estão sendo feitas há mais de um ano, mas como não houve um acordo, o sindicato decidiu parar as atividades relacionadas a jogos eletrônicos.
“Depois de vários meses barganhando com os empregadores, nós não chegamos a um acordo justo para os membros do SAG-AFTRA que trabalham em video games, muitas vezes os mais populares do mundo. Nossos membros foram bem claros, agora é a hora dos empregadores negociarem um contrato moderno que cubra essa indústria tão lucrativa. Quando os empregadores nos deixam sem recursos, precisamos de uma posição firme pelos nossos membros"
- Gabrielle Carteris, presidente da SAG-AFTRA.
Segundo o sindicato, todas as produções que começaram a partir de 17 de fevereiro de 2015 vão sofrer com a parada dos atores, que reivindicam o mesmo salário de produções de filmes. Além de melhora no pagamento, os atores também querem melhores condições de trabalho na captura de voz e movimento, já que poucas informações são liberadas pelas empresas para evitar vazamentos. "Só fiquei sabendo que trabalhava em Fallout 4 um ano e meio após começar", contou o dublador Keythe Farley ao The Los Angeles Times.
Uma das propostas é que os atores recebam um adicional de acordo com o sucesso do game: a cada dois milhões de cópias ou downloads vendidos, os dubladores receberiam um quantia estipulada retirada da renda. Algumas empresas, incluindo a Insominiac Games, argumentaram que a indústria de games é diferente de Holywood e que um pagamento de bônus não faz sentido.
A história deve se desenrolar nas próximas semanas e, caso um acordo não seja fechado, grandes produções devem ter seu desenvolvimento atrasado por causa da parada dos atores. Atualizações sobre o movimento devem ser publicadas no Twitter da SAG-AFTRA.
Via: Los Angeles Times
Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?