Nintendo Switch vem equipado com chip Nvidia e uma nova API, a NVN

Confirmando rumores, o novo console híbrido da Nintendo vem equipado com um chip Nvidia. O SoC Tegra vai ficar responsável por entregar a performance gráfica para que o híbrido entre console portátil e de mesa opere.

Como é praxe nesses lançamentos, nem Nintendo nem a Nvidia deram mais detalhes técnicos acerca do chip, que segundo a postagem no blog da Nvidia será "um processador escalonável de alta performance e que inclui uma GPU Nvidia baseado na mesma arquitetura das placas GeForce de mais alta perforamnce". Com essa descrição, é seguro afirmar que temos aqui um projeto Tegra customizado e equipado com a microarquitetura Pascal, a mesma utilizada nas placas de vídeo mais recentes da empresa, que utilizam a litografia em 16nm FinFET.

O uso da geração Pascal já traz bom potencial aliado a baixo consumo para o console que deve concentrar seu hardware no "tablet", que parece ser o cerne dos componentes de performance. Buscando otimizar mais a performance, a Nvidia também desenvolveu uma nova API, a NVN. Ela irá incluir uma remodulação do software, com ferramentas avançadas de física e de criação de conteúdo.

A parceria traz novamente a Nvidia aos consoles, sendo que desde o Playstation 3, último com Nvidia, uma serie de empresas optou por chips AMD, em produtos como o Playstation 4 e 4 Slim, Xbox One e One S, Wii e Wii U.

Fonte: Blog Nvidia
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.