Todos os novos carros da Tesla usarão Nvidia Titan X para ser totalmente autônomos

O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que a partir de agora todos os novos carros fabricados pela montadora terão hardware que vai permitir capacidades autônomas totais. "A atualização para autonomia total será padrão em todos os veículos da Tesla a partir de agora", declarou Musk.

Isso quer dizer que todos os modelos da marca sairão da fábrica com 8 câmeras que proporcionam 360º de visão para até 250 metros de distância. Eles também vão incluir 12 sensores ultra-sônicos com capacidade para detectar tanto objetos duros quanto os macios. Para completar, um radar frontal ajuda o veículo a enxergar através de chuva, neblina ou poeira.

Mas antes que essa tecnologia toda seja disponibilizada para os consumidores finais, será necessário esperar um tempo. Segundo a Tesla, ainda é preciso "calibrar melhor o sistema usando milhões de milhas de direção no mundo real".

Quando isso acontecer, Elon Musk diz que o hardware vai permitir que os carros sejam capazes de uma autonomia de nível 5. Esse é o nível máximo para carros autônomos hoje em dia. De uma maneira resumida, significa um veículo completamente independente, que consegue se virar em quaisquer condições ambientais onde um humano consegue dirigir.

- Continua após a publicidade -

Toda tecnologia é baseada em nada menos do que uma placa de vídeo Nvidia Titan X, apesar de que os carros serão compatíveis com outros hardware. De acordo com Musk, isso basicamente significa que existe um supercomputador dentro do carro. Ele é 40 vezes mais potente do que o hardware anterior usado pela Tesla.


Para mostrar isso, a empresa divulgou o vídeo abaixo, que mostra um carro autônomo saindo da garagem, dirigindo pela cidade e achando sua própria vaga para estacionar:

 

 

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.