Samsung começa a produção em massa de chips em 10nm

A Samsung anunciou que já está produzindo em massa chips utilizando a nova litografia de 10 nanômetros. De acordo com a companhia sul-coreana, ela é a primeira a conseguir fabricar em larga escala componentes com essa litografia. O foco inicial é a produção de system-on-a-chip (SOCs) utilizados em produtos compactos como smartphone e tablets. 

O que é a tecnologia FinFET das novas placas de vídeo de AMD e Nvidia?

O processo de fabricação em 10nm FinFET (10LPE) utiliza a microarquitetura de transistores em 3D e traz melhorias comparado ao processo em 14nm, possibilitando um uso do espaço 30% mais eficiente com 27% mais performance e consumo de energia 40% inferior. Uma segunda geração baseada em 10nm e focada em performance, a 10LPP, terá sua produção iniciada na segunda metade de 2017.

De acordo com a Samsung, os primeiros aparelhos equipados com os chips de 10nm devem aparecer em dispositivos disponíveis em 2017, progressivamente se tornando mais popular ao longo do ano.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.