Intel 8000p aparece em vazamento: primeiro produto 3D XPoint para usuários domésticos

Enquanto a Intel não lança oficialmente os resultados de sua parceria com a Micron no desenvolvimento da nova tecnologia de memórias 3D XPoint, temos que ficar antenados em vazamentos como este do Intel 8000p, o primeiro produto 3D XPoint voltado para o consumidor doméstico a aparecer. 

Segundo o pessoal do TechPowerUp, a Intel chama o 8000p (codinome Stony Beach) de um "acelerador de sistema", sendo uma solução intermediária entre o SSD e a RAM. É esperado que este produto e toda tecnologia 3D XPoint sejam compatíveis apenas com a 7ª geração de processadores Kaby Lake em diante, o que limitaria bastante o acesso às novas soluções de memória.

Apareceram duas opções de capacidade para o 8000p: 16GB e 32GB, com velocidades que chegam até 1600MB/s e 400MB/s de leitura e gravação, respectivamente. E isso é apenas o início da tecnologia, as velocidades e capacidades devem só aumentar com o tempo.

- Continua após a publicidade -

O roadmap conseguido pela Benchlife mostra que até devemos ver os primeiros produtos Intel Optane com tecnologia 3D XPoint ainda antes do ano que vem.

Fonte: TechPowerUp
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.