Índice do Artigo

Internet

Menino de 12 anos consegue dívida de 100 mil euros com o Google usando o Youtube

É comum vermos histórias de crianças que gastam quantias exorbitantes enquanto se divertem jogando games mobile com microtransações, mas a história do jovem de 12 anos José Javier foge desse padrão. O adolescente da Espanha gastou 100 mil euros enquanto perseguia seu sonho: ser um Youtuber de sucesso.

Nesta semana, a família de Javier foi avisada que o garoto conseguiu uma dívida com o Google equivalente a R$ 360 mil utilizando o sistema de anúncios do Youtube. O adolescente entrou na ferramenta Google AdWords e achou que estava monetizando seus vídeos quando, na verdade, estava contratando anúncios para o seu canal.

Em entrevista ao El País, a mãe de Javier, Imma Quesada, disse que o garoto e os amigos queriam comprar novos instrumentos para uma banda com o dinheiro gerado pelos vídeos. Para se registrar no serviço de anúncios, que não tem limitação de idade, o jovem utilizou o número de uma conta poupança aberta para ele pelos pais, que pretendiam guardar dinheiro para projetos futuros como faculdade e carteira de motorista.

Na semana passada, a conta possuía 2 mil euros guardados pelo pai, que trabalha como ambulante e a mãe, que atualmente está desempregada. Com os débitos da publicidade de Javier, a conta ficou no vermelho e com um saldo negativo de 78 mil euros graças as cobranças pendentes enviadas pelo Google.

O banco alertou a família do garoto e, em seguida, o Google foi notificado da confusão. A companhia entendeu que tudo não passava de um caso de criança que não leu os termos de uso na internet e perdoou a dívida do garoto, de acordo com nota liberada na terça-feira.

“Analisamos este caso e não recebemos nenhum dinheiro da parte do usuário. Vamos cancelar o saldo pendente no AdWords. Vários serviços online, inclusive o Google AdWords, possuem restrições de seu uso conforme a idade. Sabemos da importância de se manter o entorno da família seguro na Internet, por isso os pais podem encontrar informações sobre como fazê-lo no Centro de Segurança Familiar do Google”

Apesar de perdoar a dívida, o Google não comentou sobre a facilidade que o garoto teve para gastar 100 mil euros em sua plataforma de anúncios. Na dúvida, sempre leia os termos de uso (ou pelo menos pesquise sobre a ferramenta que você está utilizando). Os pais de Javier contrataram um advogado para cuidar dos detalhes do caso. Pelo menos o menino alcançou a fama, mas não do jeito que queria.  

 

Via: El País

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções