Índice do Artigo

Segurança

Yahoo teria escaneado e-mails de usuários a pedido do governo dos EUA

A Yahoo teria criado um software customizado com o objetivo de vasculhar os e-mails de todos os seus usuários atrás de informações específicas para serem fornecidas a oficiais de inteligência dos Estados Unidos.

As informações são da Reuters. A agência de notícias, que entrevistou pessoas com conhecimento do assunto, publicou que a Yahoo cooperou com uma diretiva do governo dos EUA. A companhia teria escaneado os e-mails de centenas de milhões de contas para a Agência de Segurança Nacional (da sigla em inglês, NSA).

Segundo especialistas em segurança entrevistados pela Reuters, esse é o primeiro caso a vir ao público onde uma empresa da internet dos Estados Undos concordou em pesquisar todas as mensagens que eram recebidas nas contas de seus usuários. Geralmente, as companhias examinam mensagens armazenadas ou, no máximo, um pequeno número de contas em tempo real.

Não foi revelada que informação os agentes da NSA estavam buscando. Apesar disso, sabe-se que eles estavam procurando uma sequência específica de caracteres. Isso pode ser porque eles estavam atrás de uma frase dentro de um e-mail ou de um anexo.

Também não foi possível, até agora, detectar que dados a Yahoo compartilhou com o governo dos EUA, se é que algo foi compartilhado.

A CEO da Yahoo, Marissa Mayer, foi a responsável pela decisão de obedecer a agência dos EUA, e isso teria resultado na saída do diretor de segurança Alex Stamos. Hoje, ele está na divisão de segurança do Facebook.

“Yahoo é uma companhia que cumpre a lei e que cumpre todas as leis dos Estados Unidos”, foi a resposta oficial da empresa para a situação. Já Stamos recusou dar uma declaração.

Via: Reuters

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções