Yahoo teria escaneado e-mails de usuários a pedido do governo dos EUA

A Yahoo teria criado um software customizado com o objetivo de vasculhar os e-mails de todos os seus usuários atrás de informações específicas para serem fornecidas a oficiais de inteligência dos Estados Unidos.

As informações são da Reuters. A agência de notícias, que entrevistou pessoas com conhecimento do assunto, publicou que a Yahoo cooperou com uma diretiva do governo dos EUA. A companhia teria escaneado os e-mails de centenas de milhões de contas para a Agência de Segurança Nacional (da sigla em inglês, NSA).

Segundo especialistas em segurança entrevistados pela Reuters, esse é o primeiro caso a vir ao público onde uma empresa da internet dos Estados Undos concordou em pesquisar todas as mensagens que eram recebidas nas contas de seus usuários. Geralmente, as companhias examinam mensagens armazenadas ou, no máximo, um pequeno número de contas em tempo real.

Não foi revelada que informação os agentes da NSA estavam buscando. Apesar disso, sabe-se que eles estavam procurando uma sequência específica de caracteres. Isso pode ser porque eles estavam atrás de uma frase dentro de um e-mail ou de um anexo.

Também não foi possível, até agora, detectar que dados a Yahoo compartilhou com o governo dos EUA, se é que algo foi compartilhado.

- Continua após a publicidade -

A CEO da Yahoo, Marissa Mayer, foi a responsável pela decisão de obedecer a agência dos EUA, e isso teria resultado na saída do diretor de segurança Alex Stamos. Hoje, ele está na divisão de segurança do Facebook.

"Yahoo é uma companhia que cumpre a lei e que cumpre todas as leis dos Estados Unidos", foi a resposta oficial da empresa para a situação. Já Stamos recusou dar uma declaração.

Via: Reuters
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.