VW I.D. é o conceito que vai virar primeiro carro 100% elétrico da marca em 2020

A Volkswagen revelou o seu primeiro conceito que veículo totalmente elétrico no Paris Motor Show 2016. Claro que a empresa já fabrica carros como o e-Golf e o e-Up!, que são impulsionados apenas por baterias e motores elétricos, mas suas plataformas também são usadas em modelos movidos a gasolina.

Com o nome de I.D., o novo conceito deverá se tornar um hatch médio vendido ao público em geral em 2020. A promessa é de que o carro seja bastante prático para a cidade, podendo alcançar entre 400 e 600 km de autonomia com apenas uma carga.

  

  

A potência também deve ser bem decente, pois ele gera 125 kW, o que equivale a cerca de 170 cavalos.

A promessa da VW é de que, apesar do visual compacto, o veículo será especialmente confortável e espaçoso. Segundo a companhia, seu tamanho por fora é parecido com o de um Golf.

- Continua após a publicidade -

Só que como as baterias ficam no chão do veículo e ele possui uma distância entre eixos maior, o espaço interno será mais parecido com o de um Passat.

O veículo deverá passear por boa parte dos estágios de autonomia determinados pela Sociedade de Engenheiros automotivos. No momento, ele está no nível 2, onde ele já pode executar funções como acelerar, frear e virar o volante, mas ainda precisa que o motorista possa assumir o controle a qualquer instante. Esse é o estágio atual do Autopilot da Tesla.

  

  

- Continua após a publicidade -

  

Os vários estágios da direção autônoma
Quando for lançado, em 2020, o I.D. deverá estar no nível 3 – algo que nenhum carro no mercado hoje é capaz. Ele permite que o motorista esteja totalmente distraído quando está em ambientes conhecidos e limitados, como por exemplo em estradas.

Em 2025, o veículo deverá ser atualizado para o nível 4, que é considerado o estágio de autonomia total. Aqui, o veículo pode se dirigir sozinho em praticamente todas as situações, menos quando enfrentar condições climáticas muito adversas.

Via: Tech Crunch
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.