Novo padrão traz até 5 Gbps pra base já instalada de cabos Ethernet CAT5 e CAT6

A aliança NBASE-T, responsável pelo desenvolvimento e padronização de tecnologias relacionadas à rede e Ethernet, anunciou um novo padrão aprovado pela IEEE, o 802.3bz, que vai trazer velocidades de 2,5Gbps e 5Gbps para cabos de rede dos padrões CAT5 e CAT6 sem a necessidade da reinstalação deles

A promessa é que cabos CAT5 de até 100m vão suportar os 2,5Gbps com tranquilidade e, em alguns casos, até 5Gbps. Já os modelos CAT6 vão todos ser compatíveis com 5Gbps sem perigo, no limite dos 100m. A vantagem é o incremento da velocidade na base já instalada de cabos, algo importante especialmente para redes empresariais com metros e mais metros de cabos correndo por dentro das paredes. Será necessário apenas um update de software e da maioria dos ports onde os cabos entram, algo que a aliança afirma estar sendo rapidamente resolvido, uma vez que já teriam sido enviados mais de 1 milhão de novos ports para os cabos.

"Da proposta à aprovação, o processo de padronização levou menos de dois anos — um progresso notavelmente rápido. Ver o padrão aprovado tão rapidamente foi uma experiência enormemente satisfatória, e mostra o que pode ser alcançado quando trabalhamos juntos para desenvolver uma solução atrativa que ofereça um valor visível para a indústria."
Peter Jones, chairman da NBASE-T Alliance. 

Fonte: Guru3D
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.