Intel estuda tecnologia que melhora desempenho single-thread

Quem entende de tecnologia de processadores sabe que não importa o número de núcleos que um processador tenha - alguns aplicativos (principalmente os mais antigos) simplesmente só funcionam de forma "single-thread", fazendo uso de somente um núcleo, sem tirar melhor proveito da velocidade de processamento do chip.

Isso pode mudar com a nova tecnologia "Anaphase" que estÁ sendo desenvolvida pelo laboratório da Intel de Barcelona. Trata-se de uma solução híbrida de hardware e software que visa melhorar o desempenho de aplicativos single-thread operando a partir de processadores multi-core.

O que a Anaphase faz, resumidamente, é automaticamente particionar o processamento dos aplicativos single-thread, dividindo-o entre os múltiplos núcleos do processador.

Para isso, se faz necessÁria uma nova peça de hardware: o ICMC (Inter-Core Memory Coherency Module), que pode ser integrado na die de futuros processadores.

Benchmarks jÁ realizados pela Intel com a nova tecnologia mostraram ganhos de performance de 31% a 41%. A empresa estuda agora maneiras de integrar a Anaphase em seus futuros processadores.

Assuntos
Tags
  • Redator: Mauro J. Barreto

    Mauro J. Barreto

    Formado em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em 2008, Mauro Barreto trabalha na redação da Adrenaline, em Florianópolis, desenvolvendo pautas, produzindo artigos, entrevistas e atualizando o site com notícias sobre os segmentos em que a Adrenaline atua. Também assina a coluna "Mundo Tech", onde comenta sobre assuntos relevantes do mercado de Games e Tecnologia. Até hoje é viciado em Street Fighter II e não troca seu iPod por nada.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.