BlackBerry desiste de fazer smartphones para investir somente em software

A BlackBerry anunciou oficialmente hoje o que muitos rumores já indicavam: a empresa está desligando seu segmento de hardware e vai parar de fazer smartphones para focar apenas em software. Qualquer tentativa futura de se criar um celular ou outro aparelho do gênero, será feita apenas pelos parceiros da companhia.

Site oficial da BlackBerry

"A companhia planeja acabar com todo desenvolvimento interno d e hardware e vai terceirizar essa função aos parceiros. Isso permite reduzir os requerimentos de capital e melhorar o retorno do capital investido."
John Chen, CEO da BlackBerry

A declaração veio junto com o relatório de hoje da BlackBerry, reportando uma perda de US$ 372 milhões para o Q2 de 2016. A entrada de dinheiro foi na casa dos US$ 334 milhões e, fazendo os devidos ajustes, segundo a empresa, no final ela ficou no zero a zero, o que não é tão ruim quanto prejuízo, mas é problemático para uma companhia que precisa sempre estar crescendo. A decisão de se voltar mais para software não surpreende ninguém, já que a BlackBerry ainda se sai bem no segmento.

"Nós estamos alcançando um ponto de inflexão com nossa estratégia. Nossa fundação financeira é forte e nosso pivô em software está se fortalecendo. No Q2 nós mais que dobramos nossos ganhos com software ano a ano e entregamos a mais alta margem de lucro na história da companhia."

A decisão chega apenas dois dias depois do lançamento do DTEK50, última tentativa da BlackBerry de fazer um smartphone Android voltado para segurança. O mercado, no entanto, encarou isso como boas notícias e as ações da empresa abriram em alta.

Fonte: ReCode
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.