
BlackBerry desiste de fazer smartphones para investir somente em software
A BlackBerry anunciou oficialmente hoje o que muitos rumores já indicavam: a empresa está desligando seu segmento de hardware e vai parar de fazer smartphones para focar apenas em software. Qualquer tentativa futura de se criar um celular ou outro aparelho do gênero, será feita apenas pelos parceiros da companhia.
"A companhia planeja acabar com todo desenvolvimento interno d e hardware e vai terceirizar essa função aos parceiros. Isso permite reduzir os requerimentos de capital e melhorar o retorno do capital investido."
John Chen, CEO da BlackBerry
A declaração veio junto com o relatório de hoje da BlackBerry, reportando uma perda de US$ 372 milhões para o Q2 de 2016. A entrada de dinheiro foi na casa dos US$ 334 milhões e, fazendo os devidos ajustes, segundo a empresa, no final ela ficou no zero a zero, o que não é tão ruim quanto prejuízo, mas é problemático para uma companhia que precisa sempre estar crescendo. A decisão de se voltar mais para software não surpreende ninguém, já que a BlackBerry ainda se sai bem no segmento.
"Nós estamos alcançando um ponto de inflexão com nossa estratégia. Nossa fundação financeira é forte e nosso pivô em software está se fortalecendo. No Q2 nós mais que dobramos nossos ganhos com software ano a ano e entregamos a mais alta margem de lucro na história da companhia."
A decisão chega apenas dois dias depois do lançamento do DTEK50, última tentativa da BlackBerry de fazer um smartphone Android voltado para segurança. O mercado, no entanto, encarou isso como boas notícias e as ações da empresa abriram em alta.
Fonte: ReCode