Elon Musk divulgou hoje detalhes de seu plano ambicioso de levar pessoas para Marte em 10 anos, incluindo a criação de colônias no planeta vermelho. Como costuma ser o estilo de Musk, ao invés gradual plano da Agência Espacial Americana (NASA), o executivo aposta no investimento misto entre o privado e o público para alcançar a meta de viajar e colonizar o Marte em menos tempo.
Musk explicou seu plano durante uma keynote na International Astronautical Conference, realizada no México (conferência na íntegra abaixo). O plano envolve foguetes capazes de serem reaproveitados. A espaçonave decola com um booster, que após deixar a atmosfera da Terra retorna, aterrissa, é reabastecido com um novo tanque, decola novamente para levar o combustível adicional para a a espaçonave que, enfim, parte para Marte. Após esse procedimento, o booster retorna novamente à Terra. Painéis solares são abertos e geram 200 kW de energia.
Inicialmente, Musk pretende levar 100 pessoas por viagem, chegando a até 200 no futuro, com um deslocamento que levará 80 dias (podendo levar até 150, dependendo da evolução da tecnologia até lá). O plano é reduzir para apenas 30 dias a viagem, no futuro distante. A espaçonave deve ser capaz de levar até 450 toneladas, dependendo da quantidade de reabastecimentos que serão realizados, e tem diâmetro de 12 metros e 122 metros de altura.
O abastecimento em órbita é imprescindível, de acordo com a apresentação de Musk, para baratear os custos da operação, já que o objetivo é que a viagem para Marte “deve custar um valor semelhante ao de comprar uma casa”. Um procedimento semelhante de abastecimento seria realizado em Marte para mandar a espaçonave de volta, utilizando os recursos de lá para retornar. Com um total entre 20 e 50 viagens para Marte, Musk estima que levara algo entre 40 a 100 anos para que Marte se torne uma colônia auto-sustentável.
Como é comum na agenda de Musk, apesar dos planos “serem viáveis em 10 anos”, ele próprio indica que há boas chances deles não conseguirem aplicá-los nesse tempo. “Estamos buscando fazer o máximo de progresso que conseguimos com os recursos que possuímos”. A estimativa dada pelo executivo é que será preciso investir 10 bilhões de dólares para desenvolver, construir e testar os equipamentos preliminares.
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