BIOS em notebook Lenovo impede instalação do Linux

Um dono de um Lenovo Yoga 900 teve uma surpresa ruim ao tentar instalar o sistema Linux em seu notebook híbrido: seu dispositivo parece bloqueado a esse tipo de operação. Como ele relatou no Reddit, seus aparelho é da linha "Signature Edition", versão dos sistema que não chega cheia de "bloatwares" e que promete mais segurança nos notebooks com sistema Windows 10. Porém, no Yoga 900, essa edição parece também impedir a instalação de qualquer outro sistema Linux no aparelho.

A dificuldade começa ao bootar o Linux para a instalação: os software não consegue localizar o dispositivo de armazenamento, no caso do Yoga 900 um conjunto de SSDs NVMe operando em RAID. Como não está disponível na BIOS a troca para o modo AHCI, que tornaria possível para o sistema do pinguim localizar o dispositivo e realizar a instalação, é praticamente impossível instalar qualquer distribuição Linux.

O "praticamente impossível" é porque tem um jeitinho, mas nada prático: fazer o flash da BIOS com uma modificação que permita alterar para o modo AHCI. Definitivamente não recomendamos você tentar fazer um reflash de BIOS se não tiver muita segurança do que está fazendo ou caso se importe com o dispositivo que está prestes a realizar o procedimento.

De acordo com a empresa, em resposta ao site ZDNet, ela não tem nenhum tipo de bloqueio ou política contra o Linux, sendo que inclusive possui uma lista com produtos e versões do Linux compatíveis para quem deseja instalar o sistema aberto em seus aparelhos. O motivo do impedimento é a falta de suporte por parte do Linux ao RAID implementado no Yoga 900, sendo que a empresa utiliza essa tecnologia para extrair mais desempenho dos componentes. Fica a curiosidade se no futuro não virá uma atualização de firmware permitindo que o usuário instale o Linux com o armazenamento em AHCI, mesmo tendo que abrir mão do RAID (algo que não deve ser um grande problema, afinal um armazenamento em SSD NVMe vai continuar entregando alta performance).

Via: Xataka, ZDNet
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.