Surgem novos detalhes sobre as GPUs Vega 10, Vega 20 e Vega 11 da AMD

Num evento recente com investidores, a AMD destacou mais algumas informações a respeito da arquitetura Vega, sua próxima geração de GPUs que finalmente vai mirar no segmento high-end de placas de vídeo. A novidade chega no início de 2017 e a AMD prometeu para seus investidores um avanço significativo na eficiência energética da arquitetura Vega, algo que a Radeon Technologies Group já tem se mostrado bem dedicada a realizar. Nesse momento, são três os modelos de GPU dentro da nova arquitetura: Vega 10, Vega 20 e Vega 11.

Vega 10
O "carro chefe" da empresa. A primeira a chegar em 2017 e com mais performance para competir com as placas topo de linha da Nvidia, como a GTX 1080. Espera-se que este componente chegue com 4.096 stream processors, com até 24 TFLOP/s 16 bit de performance em ponto flutuante e de 8 a 16GB de HBM2 a 512GB/s. O TDP esperado é de 225W e já existem planos, como de costume, para uma dual Vega 10 até o segundo trimestre de 2017.

Vega 20
Há menos informações sobre a Vega 20, mas as expectativas para essa versão são ainda maiores. Ela deve levar o processo até os impressionantes 7nm no processo GF9, mantendo os 4.096 stream processors da Vega 10, mas levando a memória HBM2 aos possíveis 32GB a 1TB/s. 

Vega 11
No mesmo estilo Polaris 10 e Polaris 11, a Vega 11, apesar de ser um número maior, deve ser voltada para segmentos mais acessíveis. Possivelmente a Vega 11 deve substituir a Polaris 10, mas com uma eficiência energética muito melhor e algum incremento na performance.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.