Nokia está desenvolvendo internet de fibra óptica capaz de transferir 1 TB por segundo

A Nokia está participando de um projeto que pode aumentar consideravelmente a velocidade da internet via fibra óptica. Em parceria com a Telekom T-Labs e a Technical University of Munich, a divisão Bell Labs da companhia finlandesa está trabalhando em uma técnica que pode levar internet de 1TB por segundo via fibra óptica.

O grupo de pesquisa utiliza uma técnica chamada "Probabilistic Constellation Shaping", que permite atingir velocidades mais altas em conexões fia cabo óptico. A tecnologia é mais resistente a ruídos na rede, o que permite entregar uma conexão 30% melhor e com mais alcance.

Nos testes feitos até agora, os pesquisadores conseguiram alcançar a velocidade de 1 Tbps. Em comparação, o Google Fiber oferece conexão de 1Gbps, sendo uma das mais rápidas atualmente. De acordo com a Nokia, a velocidade alcançada é suficiente para baixar todas as temporadas de "Game of Thrones" com alta resolução em um segundo.

Até agora, apenas alguns testes de campo com a super-internet foram feitos entre cidades na Alemanha e ainda não tem previsão de chegar a outros locais do mundo.

 

Via: ZDNet Fonte: Nokia
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.