Smartphones se tornaram o principal meio de acesso à internet para os brasileiros

Os smartphones foram apontados como a principal ferramenta de acesso à internet no Brasil pela primeira vez ano passado, de acordo com a pesquisa TIC Domicílio 2015. O número alcançado foi de 89% dos entrevistados acessando a rede mundial de computadores pelo celular, contra 65% que respondeu que acessa via computador, notebook ou tablets.

Na pesquisa passada, 80% das pessoas responderam que acessavam pelo computador, contra 76% pelos smartphones, o que mostra uma mudança bastante rápida no cenário. Além disso, 35% dos entrevistados responderam que acessam a internet exclusivamente pelo celular, 19% a mais do que em 2014. Como seria de se esperar, o número de pessoas acessando exclusivamente pelo smartphone cresce entre as pessoas com menor poder aquisitivo. Entre as chamadas "classes D e E", o número alcançou 65% das pessoas acessando a internet exclusivamente pelo aparelho, o que comprova que os smartphones têm sido usados como ferramentas da inclusão digital.

Outra informação já esperada é que, para quem respondeu que acessa apenas pelo celular, a proporção de pessoas que usam a internet para trabalhar foi menor do que quem faz o acesso pelo computador. A pesquisa é rotulada como 2015, mas seus dados foram colhidos de novembro do ano passado até junho deste ano em mais de 67 milhões de domicílios.

Fonte: InfoMoney
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.