
GlobalFoundries anuncia litografia de 7nm FinFET; produção começa na metade de 2017
A GlobalFoundries anunciou hoje o planejamento para entregar em breve a tecnologia de 7nm FinFET. A litografia representa a próxima geração de aplicações para computadores e promete um grande salto em performance. Com mais poder de processamento, os 7nm FinFET são indicados para a indústria, data centers, aplicações em networking/deep learning e processadores mobile.
AMD refaz contrato com GlobalFoundries e sugere litografia de 7nm
Esperado para entregar 30% a mais de performance, se comparado com as litografias de 14nm e 16nm, o FinFET 7nm possui compatibilidade com a tecnologia EUV (Extreme Ultraviolet ou Fotolitografia Ultravioleta Extrema). Já era especulado que a GlobalFoundries iria pular os 10nm direto para os 7nm. Esta abordagem vai acelerar a curva de produção da nova arquitetura, reutilizando os processos de fabricação da geração de 14nm.
Pesquisa aponta que transistores chegarão ao seu menor tamanho em 2021
A litografia FinFET 7nm da GlobalFoundries já está sendo testada. A tecnologia poderá ser lançada no segundo semestre de 2017. Essa não é a primeira vez que a GlobalFoundries "pula" tamanhos em transistores. A empresa californiana fez um salto dos 28 nanômetros diretamente para os 14 nanômetros FinFET, tecnologia licenciada da Samsung e utilizada em produtos como os chips gráficos Polaris da AMD.
Via: Tech Power UpQual os planos para hardware esse ano?