
AMD anuncia oficialmente socket AM4 e 7ª geração de processadores A-Series
A AMD anunciou oficialmente a 7ª geração de processadores para desktop AMD A-Series, focados para sistemas integrados. Os processadores são baseados na arquitetura Bristol Ridge com núcleos de CPU da geração Excavator. A empresa também lançou o aguardado socket AM4 para placas-mãe, inicialmente com os chipsets B350 e A320.
ATUALIZAÇÃO 08/09/2016 - A AMD entrou em contato e nos informou que a plataforma terá suporte apenas à memórias DDR4, sockets AM4 não terão suporte à memórias DDR3. Quem informou que teria suporte também a DDR3 foi o site Guru3D, mas já fizemos a correção em nossa publicação.
Socket AM4 vai comportar processadores Zen e APUs Bristol Ridge
Esta plataforma irá suportar memórias DDR4 até 2133/2400 MHz(em overclock os clocks devem ultrapassar 3GHz). A nova plataforma AM4 destina-se à todas CPUs, incluindo os futuros processadores baseados na arquitetura Zen. Ou seja, é possível ter compatibilidade na placa-mãe entre os processadores AMD A-Series de 7ª geração e as próximas arquiteturas topo de linha da AMD.
Foto mostra o soquete das placas AM4 para CPUs e APUs Zen
Enquanto isso, as APUs AMD A-series terão quatro núcleos Excavator e oito núcleos GCN - Graphics Core Next. O TDP das APUs varia entre 35W e 65W. A AMD vai lançar as APUs desde o número A6 ao A12. A sétima geração melhora o rendimento dos processadores e traz suporte para VP9, HEVC e H.265 executados em baixa potência.
AMD deve lançar arquitetura Vega no primeiro semestre de 2017
Os processadores da 7ª Geração AMD A-Series também trazem gráficos melhorados, aumentando os principais recursos de reprodução de vídeo com suporte a 4K Ultra HD (para H.264 e H.265). Eles também contam com a tecnologia AMD Radeon Graphics Core Next, com suporte completo para DirectX 12.
AMD pode migrar para µOPGA no seu próximo socket AM4, com um total de 1331 pinos
Os lançamentos da nova geração vão oferecer recursos como DDR4, PCI-Express Gen 3, USB 3.1 (Gen2), NVMe e suporte a SATA Express. Com os novos hardwares, a AMD promete oferecer excelente eficiência energética e mais banda larga, permitindo o processamento de alta velocidade (vantagem para gamers e streamers).
Via: Guru3D