AMD anuncia oficialmente socket AM4 e 7ª geração de processadores A-Series

A AMD anunciou oficialmente a 7ª geração de processadores para desktop AMD A-Series, focados para sistemas integrados. Os processadores são baseados na arquitetura Bristol Ridge com núcleos de CPU da geração Excavator. A empresa também lançou o aguardado socket AM4 para placas-mãe, inicialmente com os chipsets B350 e A320.

ATUALIZAÇÃO 08/09/2016 - A AMD entrou em contato e nos informou que a plataforma terá suporte apenas à memórias DDR4, sockets AM4 não terão suporte à memórias DDR3. Quem informou que teria suporte também a DDR3 foi o site Guru3D, mas já fizemos a correção em nossa publicação.

Socket AM4 vai comportar processadores Zen e APUs Bristol Ridge

Esta plataforma irá suportar memórias DDR4 até 2133/2400 MHz(em overclock os clocks devem ultrapassar 3GHz). A nova plataforma AM4 destina-se à todas CPUs, incluindo os futuros processadores baseados na arquitetura Zen. Ou seja, é possível ter compatibilidade na placa-mãe entre os processadores AMD A-Series de 7ª geração e as próximas arquiteturas topo de linha da AMD.

Foto mostra o soquete das placas AM4 para CPUs e APUs Zen

- Continua após a publicidade -

Enquanto isso, as APUs AMD A-series terão quatro núcleos Excavator e oito núcleos GCN - Graphics Core Next. O TDP das APUs varia entre 35W e 65W. A AMD vai lançar as APUs desde o número A6 ao A12. A sétima geração melhora o rendimento dos processadores e traz suporte para VP9, HEVC e H.265 executados em baixa potência. 

AMD deve lançar arquitetura Vega no primeiro semestre de 2017

Os processadores da 7ª Geração AMD A-Series também trazem gráficos melhorados, aumentando os principais recursos de reprodução de vídeo com suporte a 4K Ultra HD (para H.264 e H.265). Eles também contam com a tecnologia AMD Radeon Graphics Core Next, com suporte completo para DirectX 12.


AMD pode migrar para µOPGA no seu próximo socket AM4, com um total de 1331 pinos

- Continua após a publicidade -

Os lançamentos da nova geração vão oferecer recursos como DDR4, PCI-Express Gen 3, USB 3.1 (Gen2), NVMe e suporte a SATA Express. Com os novos hardwares, a AMD promete oferecer excelente eficiência energética e mais banda larga, permitindo o processamento de alta velocidade (vantagem para gamers e streamers).

Via: Guru3D
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.