Google confirma oficialmente o fim do smartphone modular Project Ara

A Google confirmou oficialmente que vai suspender o projeto do smartphone modular Project Ara, relevando assim que os rumores que surgiram ontem eram verdadeiros.

Um porta-voz da companhia disse para o site Venture Beat que o aparelho não será lançado no mercado, apesar de ter sido confirmado oficialmente que ele seria enviado para os desenvolvedores entre setembro e dezembro de 2016.

De acordo com os sites ReutersThe Verge, o responsável pela decisão foi o chefe de hardware da Google, Rick Osterloh. O objetivo dele é ajeitar a linha de produtos da empresa, que alguns consideram um pouco desorganizada no momento.

O grupo Ara havia marcado um teste piloto do dispositivo no Porto Rico em 2015, mas acabou desistindo dos planos para tentar diminuir os custos e resolver alguns problemas técnicos.

O conceito do smartphone modular seria permitir que o usuário customizasse o aparelho através de pequenos módulos retangulares, que poderiam ser retirados e rearranjados da maneira que o usuários quisesse.

Estes módulos poderiam trazer desde recursos comuns, como câmeras ou alto-falantes, até funcionalidades mais específicas, como projetores, impressoras de recibos e até controles para games. Isso tudo seria encaixado numa base que serviria como o smartphone básico.

- Continua após a publicidade -

Essa base incluiria o display, a bateria, uma CPU de baixo desempenho e WiFi. Claro que todas essas especificações poderiam ser melhoradas com o uso dos módulos.

Via: The Verge, Reuters Fonte: Venture Beat
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.