BGS 2016: Modo Horda 3.0 de Gears of War 4 diverte, mas cansa pela repetição; veja impressões

Na Brasil Game Show 2016, tive a oportunidade de jogar "Gears of War 4", próxima edição da consagrada franquia de tiro em terceira pessoa da Microsoft. O único modo disponível para testes era o clássico Horda, que agora retorna numa versão 3.0. Abaixo você confere as impressões de cerca de 20 minutos de jogatina.

Sobreviva a hordas sem fim

O modo Horda de "Gears of War 4" é uma modalidade de multiplayer cooperativo em que 5 jogadores precisam sobreviver a, no máximo, 50 ondas de inimigos que, além de ficarem cada vez mais fortes, também aumentam muito em número e não param de chegar. 

A delícia desse tipo de modo é realmente jogar em grupo, sabendo distribuir estratégias e agir conforme o contexto da situação para manter todos mundo vive. No entanto, a maioria dos jogadores que estava na mesma sessão do que a minha estava mais interessada em contabilizar mortes do que atuar cooperativamente com todos os outros. 

Havia 5 classes de soldado para escolher, cada uma com seu tipo de armamentos e habilidades específicas. Normalmente, quando se joga em grupo, cada um escolhe a sua força máxima pelo que sabe que pode ajudar na equipe. E, no caso, a maioria dos jogadores escolheu a popular classe de assalto, com armamentos mais direcionados ao confronto direto e sem reforços de suporte ou de cura. Resultado: 11 hordas adentro e o que apareceu na tela foi um GAME OVER sangrando.

- Continua após a publicidade -

Divertido, mas repetitivo

Pela breve experiência, o modo Horda 3.0 divertiu no sentido de ter que agir cooperativamente com meus parceiros de equipe. A cada rodada vencida, ganhava-se créditos que serviam para consertar o objetivo que tínhamos que defender, ao mesmo tempo em que plantávamos armadilhas para não deixar os inimigos chegarem próximo e destruí-lo.

A mecânica é rápida, direta e sem firulas para atrasar o jogador. Quem já era fã antes, vai continuar gostando e se divertindo da mesma forma. Pelo menos num primeiro momento. O problema é que, já a partir da terceira onda de inimigos, o jogador já saca tudo o que precisa ser feito e, a partir deste ponto, tudo o que vem na sequência é uma repetição exaustiva das mesmas ações, inimigos e armas disponibilizadas.

A impressão geral que ficou é que o modo Horda 3.0 vai conseguir satisfazer apenas a uma pequena parcela de fãs da série, e não terá metade do sucesso do tradicional multiplayer competitivo, que também estará presente em "Gears of War 4". É torcer para que haja diferenciações mais consistentes que façam o cooperativo online se destacar diante a popularidade absurda dos tiroteios tipo mata-mata da Xbox Live.

- Continua após a publicidade -

"Gears of War 4" será lançado em 11 de outubro para PC e Xbox One. Já a BGS 2016 acontece de 1 a 5 de setembro em São Paulo (SP). 

Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.