AMD refaz contrato com GlobalFoundries e sugere litografia de 7nm

A AMD anunciou que reestruturou seu contrato de fornecimento - Wafer Supply Agreement (WSA) com a GlobalFoundries (GF), um contrato ativo por cinco anos. A negociação é uma estratégia de mercado que indica que a AMD provavelmente vai "pular" a litografia de 10nm e seguir diretamente para os 7nm. A própria GlobalFoundries declarou recentemente que não pretende investir em 10nm, pois essa tecnologia não oferece vantagens em escala suficientes em termos de custo, desempenho ou valorização.

O acordo não garante que a AMD irá utilizar 7nm em suas próximas CPUs. No entanto, o anúncio da companhia diz que o acordo "estabelece um quadro para a colaboração tecnológica entre a AMD e GF na litografia de 7nm".

"A alteração fortalece ainda mais nosso relacionamento de fabricação estratégica com a GF, proporcionando à AMD mais flexibilidade para construir nosso roadmap de produtos de alta performance nas tecnologias de 14nm e 7nm", disse Lisa Su, presidente e CEO da AMD. "Nosso objetivo é que a AMD continue tendo acesso à tecnologias de ponta nesses processos para construir várias gerações de produtos nos próximos anos."

A AMD e GlobalFoundries, têm renegociado seu contrato WSA anualmente, e um novo acordo de cinco anos revela uma relação mais estável entre as duas empresas. A MD vai pagar à GlobalFoundries US$100 milhões (parcelados até o terceiro trimestre de 2017). A Mubadala Development Company, da mesma corporação da GF, ganha com a parceria a opção de compra de até 19,9% das ações da AMD.

- Continua após a publicidade -

 

Via: Tom"s Hardware
Tags
AMD
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.