
Lifestage, app do Facebook, traz problema de segurança que pode colocar jovens em risco
O Facebook lançou recentemente o Lifestage, um aplicativo voltado para adolescentes que tem como objetivo promover encontros entre estudantes de escolas dos Estados Unidos - quase um Tinder para amizades entre jovens menores de 18 anos. Com troca mensagens e bastante foco em vídeos curtos, o Lifestage busca atrair o público do Snapchat, porém, traz um problema de segurança que pode expor os usuários exclusivamente menores de idade ao perigo.
Como o aplicativo tem como foco promover encontros entre menores de idades de escolas, para se cadastrar no app é necessário ter menos de 21 anos e cadastrar uma instituição de ensino dos Estados Unidos na plataforma. Porém, segundo o Bussiness Insider, não existem métodos de autenticação para comprovar a idade ou a situação escolar do usuário.
Com isso, basicamente qualquer pessoa pode entrar na rede social para adolescentes e se passar por jovem. Basta fornecer uma idade inferior a 21 anos e o acesso ao app é permitido.
O Facebook ainda não tomou uma atitude para melhorar a segurança de sua nova plataforma. Em um comunicado, o Facebook encoraja que os menores de idade denunciem comportamentos suspeitos no app.
"Encorajamos qualquer pessoa usando o aplicativo que experimente ou testemunhe qualquer atividade suspeita a nos reportar através das opções de relatórios incluídas no aplicativo. Levamos estes relatórios a sério. Ao contrário de outros lugares na web, o Lifestage está ligado ao número de telefone de uma pessoa e é permitida apenas uma conta por número - isto fornece um nível adicional de proteção."
Michael Sayman, jovem de 19 anos que trabalha no Facebook e criou o Lifestag
A organização Common Sense Media (CSM) também analisou o app e encontrou outros problemas estruturais. Um deles é o fato de que o usuário não pode saber quem está visualizando seus conteúdos. Segundo o órgão, isso causa uma falsa sensação de segurança e de que apenas os seus conhecidos estão assistindo seus conteúdos. " Nossa visão é de que os pais devem certamente prestar atenção. Existem algumas características do aplicativo que são preocupantes".
Atualmente, o Lifestage está disponível apenas na App Store.
Via: Bussiness Insider
Em um remake, você quer: