Lifestage, app do Facebook, traz problema de segurança que pode colocar jovens em risco

O Facebook lançou recentemente o Lifestage, um aplicativo voltado para adolescentes que tem como objetivo promover encontros entre estudantes de escolas dos Estados Unidos - quase um Tinder para amizades entre jovens menores de 18 anos. Com troca mensagens e bastante foco em vídeos curtos, o Lifestage busca atrair o público do Snapchat, porém, traz um problema de segurança que pode expor os usuários exclusivamente menores de idade ao perigo.

Como o aplicativo tem como foco promover encontros entre menores de idades de escolas, para se cadastrar no app é necessário ter menos de 21 anos e cadastrar uma instituição de ensino dos Estados Unidos na plataforma. Porém, segundo o Bussiness Insider, não existem métodos de autenticação para comprovar a idade ou a situação escolar do usuário.

Com isso, basicamente qualquer pessoa pode entrar na rede social para adolescentes e se passar por jovem. Basta fornecer uma idade inferior a 21 anos e o acesso ao app é permitido.

O Facebook ainda não tomou uma atitude para melhorar a segurança de sua nova plataforma. Em um comunicado, o Facebook encoraja que os menores de idade denunciem comportamentos suspeitos no app.

"Encorajamos qualquer pessoa usando o aplicativo que experimente ou testemunhe qualquer atividade suspeita a nos reportar através das opções de relatórios incluídas no aplicativo. Levamos estes relatórios a sério. Ao contrário de outros lugares na web, o Lifestage está ligado ao número de telefone de uma pessoa e é permitida apenas uma conta por número - isto fornece um nível adicional de proteção."

- Continua após a publicidade -


Michael Sayman, jovem de 19 anos que trabalha no Facebook e criou o Lifestag

A organização Common Sense Media (CSM) também analisou o app e encontrou outros problemas estruturais. Um deles é o fato de que o usuário não pode saber quem está visualizando seus conteúdos. Segundo o órgão, isso causa uma falsa sensação de segurança e de que apenas os seus conhecidos estão assistindo seus conteúdos. " Nossa visão é de que os pais devem certamente prestar atenção. Existem algumas características do aplicativo que são preocupantes". 

Atualmente, o Lifestage está disponível apenas na App Store.

 

Via: Bussiness Insider
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.