
Panasonic e Sony fazem parceria com empresas para dividir custo de TVs 8K
As empresas Panasonic e Sony iniciaram uma parceria com a emissora japonesa NHK e outras desenvolvedoras de tecnologia para estimular a venda de TVs 8K a tempo das Olimpíadas de Tóquio. Além de vender mais TVs, o acordo é parte de uma tática de mercado para recuperar a participação de empresas japonesas, que foi abafada por rivais estrangeiros. A última vez que o Japão conseguiu vantagem no mercado deste eletrodoméstico foi com o lançamento de televisões de tela plana, no início do ano 2000.
Canal japonês NHK começa a testar transmissões em 8K
As TVs com resolução em 8K possuem quatro vezes mais pixels do que o 4K, e 16 vezes mais resolução do que a qualidade Full HD (1080p). Testes nesta máxima resolução já foram feitos durante as Olimpíadas do Rio neste ano com a emissora japonesa NHK. A empresa organizou estações públicas de streaming no Japão para que pessoas assistissem à transmissão em teste antes que a tecnologia e propaganda de "8K nas Olimpíadas 2020" fosse oficialmente "vendida".
O Japão planeja iniciar a transmissão televisiva em grande escala 8K já em 2018. Mas isso requer uma tecnologia avançada, já que televisores que suportem a qualidade são difíceis de desenvolver. Por isso, a Panasonic e a Sony fizeram parceria com outras empresas japonesas, dividindo o peso dos custos de desenvolvimento.
A NHK irá supervisionar a qualidade das transmissões e desenvolver normas relacionadas. A equipe também irá trabalhar na compressão de dados e tecnologia de áudio.
Fonte: Nikkei