Facebook atualiza Trending Topics para serem selecionados por algorítimos

O Facebook atualizou a ferramenta de Trending Topics em sua plataforma para deixar os conteúdos mais otimizados - e para, talvez, evitar que pessoas acusem a rede social de parcialidade. A ferramenta mostra uma lista de tópicos e hashtags populares no momento no Facebook. A lista é personalizada a partir de páginas que o usuário curtiu, localização e as tendências de toda plataforma.

Facebook vai dar um jeito de mostrar publicidade até para quem usa ad block

A atualização na ferramenta vai mostrar temas simplificados e o número de pessoas "falando sobre", ao invés das antigas descrições sobre os tópicos. O algorítimo que escolhe os assuntos populares baseia-se no número de mensagens originais que mencionam o tema e postagens sobre o mesmo. As mudanças significam que responsáveis pelos Trending Topics não precisem mais adicionar descrições, uma vez que o algoritmo utilize informações diretamente de notícias. 

Para ver mais sobre o que as pessoas estão comentando sobre um tópico, o usuário pode apenas passar o cursor do mouse por cima do tópico ou clicar nele. A página de resultados de busca incluirão as fontes de notícias sobre o tema, postagens com discussões e o artigo original.

Compartilhar fotos de mulher sendo obrigada a tirar burkini causa processo na França

- Continua após a publicidade -

Apesar de utilizar algorítimos, ainda há pessoas envolvidas no processo para garantir que os tópicos que aparecem no Trending permanecem imparciais e realmente noticiosos. Exemplo disso é o cuidado que o Facebook adotou ao ser acusado por parlamentares dos Estados Unidos por apresentar viés político liberal dentro de seus Trending Topics.

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.