Nvidia deve lançar NVLink 2.0 em 2017

A Nvidia estaria preparando a tecnologia NVLink 2.0 para ser lançada em 2017, que vai funcionar com a família de chips Power9 da IBM, indica uma notícia do site PC World. A projeção da IBM é de que os novos servidores sejam lançados na metade do ano que vem, e a expectativa é de que a segunda geração da tecnologia da Nvidia chegue junto com eles.

Uma apresentação no site da Nvidia explica que o NVLink 2.0 estará presente em GPUs com a arquitetura Volta, que também chegarão ao mercado em 2017. Cada linha da nova tecnologia vai se comunicar a até 25 Gbps, o que equivale a 10 vezes a velocidade do conector PCIe 3.0.

A primeira geração do NVLink foi anunciada em março de 2014 e utiliza a interconexão proprietária High-Speed Signaling (NVHS), que transmite dados em até 20 Gbps. Ou seja, 8 dessas conexões formam um sub-link de 160 Gbps que envia dados em apenas uma única direção. Se você juntar dois desses sub-links, é formado um link bidirecional de 320 Gbps (ou 40 GB/s).

No caso da Nvidia Tesla P100, são utilizadas 4 portas NVLink de 40 GB/s para conectar clusters de GPUs e CPUs, resultando num total de largura de banda de 160 GB/s.

Via: Fudzilla, Videocardz Fonte: PC World
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.