Facebook testa vídeos que rodam automaticamente com áudio na linha do tempo

O Facebook pegou de surpresa alguns de seus usuários na Austrália: vídeos de sua linha do tempo no smartphone não apenas estão executando automaticamente, também estão com áudio ativado. Os testes tem efeito tanto nas publicações compartilhadas pelos amigos quanto nas publicidades. Outros usuários relatam que o vídeo se reproduz sem áudio, sendo que é necessário usar um botão pra inciar a reprodução com som.

Um porta-voz do Facebook informou ao Mashable Austrália que este é "um de diversos testes que a empresa está realizando para melhorar a experiência com vídeos para as pessoas no Facebook". Em alguns testes, o usuário pode definir se quer os vídeo com auto-play e áudio, ou inicialmente sem áudio.

A rede social já tem dados que lhe informam do óbvio: a maioria das pessoas detestam vídeos que "saem tocando por conta própria", especialmente quando se trata de publicidade. Em uma pesquisa do próprio Facebook, a empresa já havia feito um levantamento que demostrou que 80% das pessoas reagem negativamente a publicidades que começam a se reproduzir de forma inesperada.

Porém, a rede social tem feito muitos movimentos para consolidar sua posição como uma plataforma de vídeos, e resolver o silêncio é um de seus grandes problemas. Em torno de 85% dos vídeos executados na linha do tempo de seus usuários são reproduzidos sem áudio, algo evidente na forma como muitos dos conteúdos (publicitários ou não) se baseiam principalmente em recursos visuais ou até incluem legendas.

Mesmo que o Facebook venha a implementar o áudio por padrão na execução, dando a opção de desabilitá-lo como configuração preferida, já é bem conhecido o poder de influência dos ajustes padrões de aplicativos e plataformas online, já que não são muitos os usuários que se arriscam a desbravar as telas de configuração e fazer seus ajustes. Para minimizar esse efeito, os testes incluem botões nos próprios vídeos que já permitem definir essa preferência.

Via: Mashable
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.