Memórias DDR5 chegam em 2020 com mais velocidade e capacidade de superar os 128GB

Durante o Intel Developer Forum foi feita um prévia da próxima geração de memórias DDR, as DDR5. No cronograma atual, a nova tecnologia deve ser lançada em 2020 e ser adotada pelo mercado entre 12 a 18 meses após seu lançamento.

O destaque da nova geração será uma maior densidade nos módulos, o que possibilita maior capacidade de armazenamento além de menor consumo de energia, uma característica importante para melhorar a autonomia em dispositivos móveis. Os novos módulos podem tornar possível superar a atual barreira de 128GB de RAM em computadores domésticos. Os atuais módulos DDR4 ainda são feitos na litografia de 40 a 50 nanômetros, enquanto o DDR será baseado em 10 a 14 nanômetros.

A nova tecnologia também aumentará a largura de banda bem como as velocidades de transferência, característica que será útil em aplicações como a realidade virtual, que demanda alta performance e latências muito baixas, bem como em servidores, onde há alta necessidade por performance e baixo consumo de energia. Atualmente a venda de memórias DDR representam um mercado que movimenta US$ 40 bilhões anualmente. 

Via: TweakTown Fonte: PC World
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.