Usuário do Facebook paga 7 mil euros em multa por pirataria de músicas

O BREIN anunciou que obteve sucesso em identificar e levar a um acordo judicial um usuário que distribuía musicas online de forma ilegal. O grupo anti-pirataria holandês está atuando através do rastreamento e processos contra usuários que compartilham material com conteúdo protegido por direitos autorais. 

O homem não identificado usava um grupo no Facebook para "fazer publicidade" de seus arquivos distribuídos sem permissão dos autores. Ele não era remunerado por esse serviço, sendo que compartilhava os conteúdos apenas como um hobby. O usuário foi forçado a deixar o grupo e acatou pagar uma multa de 7 mil euros, algo que na conversão atual das moedas fica pouco acima dos R$ 25 mil.

A multa foi baixa em relação a outras ações semelhantes, onde o BREIN obteve multas na casa dos 15 mil euros, ou 54 mil reais na cotação atual da moeda, porém a situação financeira do responsável pelos uploads das músicas foi considerada e a pena foi abrandada.

O BREIN também vem atuando na retirada de grupos de compartilhamento de músicas na rede social, sendo que esse e outros quatro grupos foram retirados do ar recentemente. No Brasil não há medidas tão focadas em indivíduos, sendo que a única ação de maior porte foi a prisão dos responsáveis por manter o site MegaFilmes HD. O site recebia mais de 60 milhões de visitas ao mês, e sua principal fonte de renda era a publicidade, que girava em torno de 70 mil reais por mês. De acordo com a Polícia Federal, ele foi o maior site de distribuição de conteúdos ilegal da América Latina.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.