Intel acredita que o USB Type-C vai ajudar a finalmente popularizar o Thunderbolt

Há anos a Intel tem buscado tornar o seu padrão de alta velocidade Thunderbolt em algo mainstream. Depois do acordo com a Apple, aparentemente, não ter sido suficiente, agora a empresa acredita no USB Type-C como uma ótima chance da conexão finalmente "decolar".

A chegada dos próximos PCs equipados com processadores da 7ª geração da Intel, a "Kaby Lake", vai marcara também a introdução de várias máquinas usando o port multifuncional do USB Type-C, compatível com o Thunderbolt. Assim, fica mais fácil para a Intel incentivar as fabricantes a adotarem o suporte ao Thunderbolt, introduzindo ele de maneira mais natural na casa de muitos usuários.

Outra razão que a Intel acredita que vai impulsionar a adoção do padrão é a mesma já comentada há algum tempo pela companhia. A alta velocidade da tecnologia permite plugar uma diversidade de componentes, em especial os docks de placas de vídeo que marcaram forte presença na CES 2016 e parecem ser uma tendência atual, ou pelo menos uma "tentativa de tendência". A imagem abaixo mostra, como exemplo, um pequeníssimo NUC da Intel plugado a um dock de placa de vídeo, o que oferece um potencial de rodar qualquer jogo num PC extremamente compacto.

A adoção em massa do Thunderbolt, porém, ainda enfrenta o problema do preço. Como qualquer tecnologia, o desenvolvimento contínuo ajuda a reduzir os custos, mas ainda sai caro para as fabricantes incorporarem a tecnologia em seus sistemas. O analista de mercado Nathan Brookwood, da Insight 64, disse ao CNET que continua cético quanto ao futuro próximo da tecnologia:

"Eu tenho visto isso há seis anos. Toda vez que eles lançam uma nova versão (do Thunderbolt), eles dizem: 'é agora!' Mas ele nunca alcançou status mainstream. E é pouco provável que vá agora também."

Fonte: CNET
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.