PCIe 4.0 chega no ano que vem e versão 5.0 já aparece nos planos da PCI-SIG

O PCI-SIG, grupo por trás do desenvolvimento do padrão PCIe, divulgou seu roadmap da tecnologia, mostrando que o PCIe 4.0 chega logo no ano que vem e que o PCIe 5.0, como era de se esperar, já está em andamento. A promessa da atualização é dobrar a taxa de dados do PCIe 3.0, indo dos 8 GT/s para os 16 GT/s no PCIe 4.0.

Isso não significa, porém, o dobro da velocidade em placas de vídeo, por exemplo. O mais esperado é que, assim como nas gerações anteriores, o incremento seja de uma porcentagem quase imperceptível, como é visível nos gráficos abaixo, feitos pelo TechPowerUp.

Um das maiores vantagens que o PCIe 4.0 pode trazer, entretanto, seria se livrar das pontes para SLI, no caso da Nvidia, que ainda requer o componente para ligar duas (ou mais) GPUs ao mesmo tempo. Aproveitando a banda dobrada trazida pelo 4.0 não seria mais necessária a conexão extra.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.