OpenAI: Elon Musk e Nvidia querem ensinar IA a falar usando o Reddit

Elon Musk – conhecido por ser CEO da Tesla – ganhou o apoio do CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang para uma iniciativa bem inusitada. A fabricante de hardware forneceu o primeiro supercomputador DGX-1 para a companhia de pesquisa sem fins lucrativos OpenAI.

O planos deles é algo que poucos poderiam prever: eles querem ensinar uma inteligência artificial a falar utilizando como base de dados os gigantescos fóruns do Reddit.

"Deep Learning é uma classe muito especial de modelos porque quando você aumenta a escala, elas sempre trabalham melhor", explicou o pesquisador da OpenAI, Andrej Karpathy.

O supercomputador DGX-1 é uma caixa do tamanho de um gabinete que contém 8 GPUs Nvidia Tesla P100, 7 TB de armazenamento em SSD e 2 processadores Intel Xeon. Isso resulta em 170 teraflops de desempenho.

Esse poder todo será utilizado para ler os cerca de 2 bilhões de comentários feitos até hoje no Reddit. Tantos teraflops permitem que a máquina leia isso tudo em meses, ao invés de levar os anos que o trabalho levaria antigamente.

- Continua após a publicidade -

"Nós não vamos precisar escrever nenhum código novo, nós vamos pegar nosso código existente e vamos somente aumentar o tamanho do modelo", explicou o cientista da OpenAI, Ilya Sutskever.

Via: Engadget
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.